quarta-feira, 13 de março de 2013

Aula Relâmpago: Aprendendo a VER

Esta postagem vai em homenagem a minha conterrânea Márcia: ela caiu de amores por esta peça e compartilhou a foto comigo no facebook:


Então, é possível elaborar um projeto apenas a partir de uma foto? Sim, é. Só precisamos aprender a enxergar. Vamos lá! 

Mas antes, um esclarecimento: esta aula relâmpago não faz parte da seqüência de lições que tenho oferecido aqui; este tipo de aula será sempre voltado para as pessoas que já fazem patchwork há algum tempo, conhecem a nomenclatura das sub-unidades e as fórmulas para corte de peças.

Primeiro precisamos identificar o bloco que compõe o design. Aqui está ele - é um bloco simples formado  por unidades bipartidas (triângulos HS):

Desenho 1: mostra a aparência do bloco pronto;
Desenho 2: Mostra o bloco com as linhas de divisão entre as peças;
Desenho 3: mostra uma fração do bloco dentro de sua grade invisível.

Já está ficando mais fácil de enxergar, né? O que complica um pouquinho a visualização é que o projeto utiliza frações dos blocos para formar as bordas; este é o gráfico do projeto completo:


Em compensação, a peça tira proveito de um recurso fácil que agiliza a confecção: blocos intermediários! Repare que os blocos coloridos não são posicionados lado a lado: há um quadrado branco nos intervalos.

Depois de unidos os blocos, os motivos florais são aplicados sobre as áreas brancas.

Mas e o cálculo do bloco?

Como vimos acima, a fração do bloco é montada em uma grade imaginária de 4 x 4 quadradinhos; se considerarmos 1 polegada para cada quadradinho, a fração do bloco medirá quatro polegadas, e o bloco todo medirá 8".

As peças do bloco ficariam assim:

Triângulos menores: 1" - cortar com 1 e 7/8";
Triângulo médio(vermelho): 2" - cortar com 2 e 7/8"
Triângulo grande (branco): 4" - cortar com 4 e 7/8"

Pronto, está tudo aqui! Se os blocos forem feitos nesse tamanho, a peça inteira medirá 48 x 48 polegadas, ou cerca de 1,20m. Este tamanho dá uma manta de sofá ou uma toalha. 

Quer maior? Faça os blocos com o dobro do tamanho, ou 50% a mais.

A peça da fotografia foi confeccionada por Ruth Wilson e mostrada no blog da designer americana Pam Bono. E agora que dei o crédito a quem merece é importante dizer: eu faço campanha para que toda quilteira saiba elaborar os próprios projetos, saiba olhar para uma foto e calcular tudo como fizemos aqui. Mas não acho que essa habilidade deva ser usada para simplesmente copiar com exatidão peças mostradas em publicações e na internet: devemos usar nossos poderes de bruxa para criar, adpatar, melhorar, transformar... 

Não é crime fazer exatamente como vimos na foto: nesses casos, devemos identificar a peça com o nome de quem confeccionou (nosso nome) e o nome de quem criou o projeto original. É um princípio bíblico, né? Se você criou um design e outras pessoas copiaram, vai querer receber o crédito. 

Mas, depois que tiver prática, liberte-se das fotos de peças prontas: inspire-se nelas, mas não perca o melhor da diversão: crie as suas.

Até a próxima aula!

2 comentários:

  1. Quem não sabe VER, acha difícil conseguir fazer um trabalho assim, mas depois da explicação, tudo parece mais fácil. Vou tentar fazer!

    ResponderExcluir
  2. Boa sorte, Márcia! Qualquer dúvida, pergunte!

    ResponderExcluir