quarta-feira, 31 de julho de 2013

Entendendo os Retalhos II

Eu prometi várias postagens sobre o assunto, então lá vamos nós de novo! Para não "pegar o bonde andando", não deixe de ler a postagem anterior sobre a utilização de retalhos.

Vamos começar dando uma olhada mais cuidadosa nesta peça, que já mostrei quando iniciei esse assunto:


Vamos ver o desenho original que eu havia feito no computador...


... e um bloco desmembrado:



Esclarecendo: muitos blocos de patchwork são construídos em "linhas", ou fileiras; este bloco é montado do centro para fora, e nesse caso eu chamo cada "volta" acrescentada em torno do centro de "nível"; a ilustração acima mostra que cada nível utiliza triângulos de uma certa cor. Repare que no último nível os triângulos coloridos são marrons ou verde-musgo; na verdade eu confeccionei 12 blocos - 6 de cada jeito.

Com isso em mente, já dá para saber o total de triângulos necessários de cada cor:

verde-abacate: 24
mostarda: 24
vinho/tijolo: 24
verde-musgo: 12
marrom:12
coringa (neutrinhos): 96

Hora de revirar as gavetas: se a idéia é um projeto tipo scrap, nada de selecionar 1 verde-abacate, 1 mostarda, 1 marrom, 1 coringa, etc; cate as sobrinhas. Conseguiu reunir 3 tons apropriados de mostarda? Corte 8 triângulos de cada. Escolheu 6 neutros diferentes? Corte 16 triângulos de cada e terá o total necessário - 96.

Trabalhando assim, você:

     - conseguirá uma peça realmente única, que ninguém terá como imitar, e com um visual mais dinâmico, menos "chapado" e "certinho";
     - economizará!
     - utilizará suas sobras e terá mais espaço nas gavetas para comprar novos paninhos...

Oops! Brincadeira rssss...olha o consumismo!

Agora, vou falar a verdade: para trabalhar assim, existe um grande obstáculo - o medo! A gente é doutrinada para pensar diferente, e é preciso ter um certo sangue-frio para misturar muitos paninhos em um projeto só. Mas eu garanto: é só uma questão de hábito, e depois não se consegue voltar para o velho esquema de usar maior quantidade de menos estampas.

Vamos ver mais um projeto? Esse eu não vou "desmembrar" - apenas mostrar e comentar brevemente. Use sua observação:


Em torno do medalhão central, há dois "níveis" de blocos* - dois designs diferentes: no primeiro nível são 12 blocos; no segundo, 16 blocos. Em ambos os casos, separei tecidos nas cores que pretendia usar - quantidades bem pequenas. E aí fiz uma distribuição mais ou menos homogênea: se olhar direitinho os 16 blocos finais, vai notar que há 4 esquemas de cores, e 4 blocos de cada esquema = 16 blocos. Se eu quisesse que os blocos fossem idênticos, com certeza não ia ter tecido suficiente.

*Para ver fotos mais detalhadas da construção dessa peça (e a ilustração original do computador), clique aqui.

Agora repare na moldura do medalhão central e na moldura final - "dentadas" e multicoloridas: eu simplesmente calculei o número total de triângulos necessários, fiz uma seleção de cores, e cortei um tanto em cada tecido. Pronto: peça "scrap" e gavetas menos entulhadas!

Espero que essas postagens estejam ajudando a compreender melhor esse assunto - pelo menos para quem perguntou a respeito, não é, Márcia?

Fica a dica, então: os fabricantes estão investindo cada vez mais em coleções temáticas, estampas coordenadas, padronagens deslumbrantes... não vou dizer que de vez em quando eu não me jogo nessas novidades; mas essa facilidade de acesso aos tecidos lindões atrapalha nossa criatividade se não impomos limites. A verdade é que não precisamos de nada disso. Precisamos só de imaginação

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário