quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Lição 6: Noções de design - Vamos brincar de lego?

Eu sempre digo às alunas, no primeiro dia de aula, que patchwork é como brincar de lego: você usa pequenas sub-unidades para construir um design, e as sub-unidades são fabricadas de forma a encaixarem-se com perfeição. No patchwork a gente também "fabrica" peças que se encaixam com perfeição e formam incontáveis designs - é só usar a imaginação sem medo, como as crianças!

Já mostrei um pouco sobre essas possibilidades em uma postagem anterior. E para reforçar, vamos hoje dar uma olhada em uma sub-unidadezinha que chamo de "tripartido":


Trata-se de um quadrado dividido ao meio diagonalmente; e aí um dos triângulos resultantes é dividido ao meio de novo. Essa "pecinha" é usada em muitos blocos tradicionais; alguns exemplos:


Mas aí quando você acha que já viu o que era possível, vem alguém que faz uma pequena modificação em um bloco tradicional e muda TUDO. Este bloco já existia, com quatro tripartidos ao centro e gansinhos em volta formando as pontas da estrela (figura 1); veio a Pam Bono - uma designer americana danada de esperta - mudou a posição e a distribuição das cores dos tripartidos e - plim-plim! - em um passe de mágica surgiu um novo bloco (figura 2):


Totalmente diferente né? E foi montado a partir das mesmas "pecinhas de lego"!

E aí é só imaginar um projeto para utilizar o bloco. Nem toda ideia precisa ser absolutamente original - a gente pode fazer um "patchwork de ideias": lembrei de uma montagem interessante que vi em um livro tempos atrás, com blocos na diagonal, desencontrados - um design da Judy Martin*; juntei o bloco da Pam com a sugestão de montagem da Judy, e surgiu essa peça:


Este é só o desenho digital, mas uma de minhas alunas já está confeccionando o painel de verdade! Em breve poderei mostrá-lo.

Gostou? Faça também, mas FAÇA DIFERENTE. Mude. É possível mudar muitas coisas em um design e torná-lo único, só seu:

troque o bloco principal;
troque o bloco secundário;
mude a posição das peças dentro do bloco;
mude as cores;
mude a posição dos blocos no projeto;
modifique as bordas;
acrescente mais bordas;
mude a cor do fundo por trás dos blocos... e muito mais.

A gente pode fazer patchwork durante anos só copiando** designs que já viu pronto e sabe que funcionam; mas a verdadeira diversão vem quando a gente começa a modificar, customizar, CRIAR.

Até a próxima!

* A Judy Martin é o cara! A frase de boas vindas em sua webpage é: " Um site dedicado a dar poder às quilteiras". E é exatamente o que ela faz: nada de projetinho pronto de bandeja - com ela a gente aprende a pensar e experimentar de verdade. Seus livros são os melhores que já tive!

** Ao copiar, cite SEMPRE o autor do projeto original. É o que gostaria que fizessem ao copiar uma ideia sua, não é? Aliás, estou preparando uma postagem sobre créditos, direitos autorais, etc. Breve!

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Fotos da 5ª Mostra

Olá!

O blog andou paradinho por conta da organização da 5ª Mostra de Patchwork de Pouso Alegre - muito trabalho envolvido, mas muita alegria também. Lá no facebook o assunto bombou - e acho que até já cansou rsssss... mas sei que há pessoas que não tem facebook e acompanham nosso trabalho só aqui no blog. Então acho que devo postar as fotos da mostra aqui para quem ainda não pôde ver, e na semana que vem retomaremos nossos assuntos normais - aulas, projetos, artigos, informação.

E vamos às fotos! Lembrando que os trabalhos são meus e de alunas e ex-alunas minhas (muito orgulho dessas meninas... desafio qualquer pessoa a identificar quais trabalhos são das alunas e quais são da professora!):



















Agradecemos muito ao público que visitou e elogiou, e a todos que apoiaram a ideia e contribuíram para que o evento acontecesse: 

Ao Serra Sul Shopping por aceitar nossa proposta, ceder o espaço e contribuir financeiramente com a montagem;

Às lojas Jomar Tecidos e Bazar Ana Maria por, mais uma vez, financiar toda a divulgação;

Às artesãs Patrícia Toledo e Gil Soeiro, dos ateliês Santa Pati e Artesanato Bebezinho, pela contribuição financeira e também pela ajuda com a montagem; a Patrícia ainda organizou o coquetel de abertura;

À AROSA (comidinhas) e ao República Bar (bebidinhas e tudo o mais!) pelo coquetel oferecido ao público na noite da abertura;

À Tapeçaria do Bira pela contribuição financeira e pelo empréstimo das lindas poltronas em patchwork que ajudaram a compôr o espaço da mostra;

À Funcional Clinic pela contribuição financeira;

Ao distribuidor Gasômetro pela grande ajuda financeira para aquisição do material que compôs os displays;

À MC Divisórias pela ajuda importantíssima na montagem dos displays.

Ao Carlos Henrique Wolf Borges, engenheiro, que acompanhou todo o trabalho de montagem e se responsabilizou por toda a documentação técnica exigida;

À ACAJAL, na pessoa da presidente Consuelo Gonçalves, que trabalhou duro em TODAS as etapas do projeto.

ESTE EVENTO NÃO PODERIA TER ACONTECIDO SE NÃO FOSSE PELO APOIO, COMPROMETIMENTO E SERIEDADE DAS PESSOAS E EMPRESAS ACIMA. 

Ano que vem tem mais!

Até breve!