segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

LIÇÃO 10: Eu acho que vi um gansinho...!

Semana começando e a gente aqui no ateliê está com a cabeça fervilhando de ideias e planos! Esta semana vamos começar o projeto Sampler Coletivo 2017 - o primeiro bloco será revelado já já. Mas aí eu achei importante dar uma nova olhada nas lições virtuais já postadas (que ajudarão bastante as participantes), e me dei conta de que falta uma peça importante: o gansinho!

"Gansinho" é como nós carinhosamente apelidamos a tradicional peça flying geese, ou "gansos em voo". Ela tem esse nome porque, quando se alinham várias peças em sequência, tem-se a impressão de um fila de aves migrando em fila indiana:

Os gansinhos são muito, MUITO úteis: se você ficar atenta, vai reparar que muitos designs o incluem; podem aparecer como parte dos blocos principais, nas faixas divisórias ou nas bordas dos projetos. As possibilidades são incríveis! Na página do ateliê no facebook eu escrevi duas postagens sobre isso; você as encontra aqui e aqui.
Exemplo de utilização simples do "gansinho": com 4 deles, temos uma estrela!

Vamos então aprender a calcular e confeccionar os gansinhos - uma das técnicas mais fáceis, divertidas e rápidas do patchwork!

IMPORTANTE: Na Lição 7 nós ensinamos que há dois jeitos de cortar triângulos, e explicamos o motivo. Na dúvida, revise: os gansinhos usam os dois tipos de triângulos - HSs e QSs.


Agora, a notícia boa: você não vai ter de cortar triângulos e uní-los; existe um truque rapidinho para criar essas peças sem desperdício de tecido e sem ter de lidar com os ângulos. Você vai cortar apenas quadrados, e cada vez que realizar o procedimento você já obterá 4 gansinhos.

Para cada conjunto de 4 gansinhos, você precisa cortar:

  • 1 quadrado maior, que renderá o triângulo maior dos gansinhos (na ilustração acima, o triângulo branco);
  • 4 quadrados menores, que renderão os triângulos menores dos gansinhos (na ilustração acima, na cor laranja)


MAS CORTAR DE QUE TAMANHO?

Vamos lá:

Imagine que você precisa de gansinhos medindo 4 x 2 polegadas. A lição 7 nos informou que:
  • no caso de HSs, sempre acrescentamos 7/8 de polegada como margem de costura - então corte os quadrados laranja medindo 2 e 7/8;
  • no caso de QSs, sempre acrescentamos 1 1/4 de polegada como margem de costura, então corte o quadrado branco medindo 5 1/4.

RESUMINDO:


Cortar os quadrados nos seguintes tamanhos: 
- triângulo maior:  Largura desejada para a peça + 1 1/4"
- triângulos menores:  Altura desejada para a peça + 7/8”




IMPORTANTE: Lembrar que a largura do gansinho é sempre o dobro da altura (os ganinhos devem medir 1 x 2,  2 x 4, ou 3 x 6, ou 4 x 8, e assim por diante).

E a montagem é assim:



Nos quadrados menores, desenhe três linhas diagonais no avesso: uma linha na diagonal exata; a segunda linha ¼” antes; e a terceira linha ¼” depois:

Arrume dois quadrados menores, conforme ilustração abaixo, sobre o quadrado maior, direito com direito. As pontas transpassarão; prenda com alfinetes.

Costure sobre as duas linhas laterais; corte sobre a linha do meio.


Passe as margens de costura na direção dos triângulos menores (neste caso, em laranja); arrume os dois quadradinhos restantes sobre estas peças, conforme ilustração; costure e corte como no passo anterior.


Passe as margens novamente na direção dos triângulos menores; corte as orelhinhas. As peças estão prontas!

Parece mágica!

Agora eu vou compartilhar com vocês um dos melhores conselhos que já recebi em se tratando de aprender algo novo: confie! Instruções que parecem confusas tornam-se claras ao serem executadas. Comece, siga o passo-a-passo e aí tudo vai fazer sentido.*

Aprender essa técnica vai te ajudar muito na confecção de blocos para o sampler; e abaixo, mais alguns exemplos da utilidade dos gansinhos:
Gansinhos utilizados no barrado superior e nos telhados das casinhas.

A borda e os pinheiros utilizam gansinhos.

Borda feita de gansinhos multicoloridos.

Não perca na próxima quarta-feira a postagem sobre o primeiro bloco de nosso Sampler Coletivo. A cada bloco, uma nova lição. Toda semana!

Até lá!

*Li esse conselho em um dos livros da Elizabeth Zimmermann. Não sabe quem é? Vale a pena descobrir, e aqui você encontra uma postagem sobre ela. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário