sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

PROJETO SAMPLER DA COTINHA 2017

Este é um curso inteiramente gratuito oferecido pelo Baú da Cotinha. São 36 blocos, 36 lições. Para seguir, procure na coluna à direitas os marcadores: bloco 1, bloco 2, bloco 3, etc.

Quem acompanha o blog já conhece e curte nossas lições; na virada do ano eu estava aqui pensando o que poderia oferecer de especial a nossas visitantes... aí lembrei de algo que eu sempre digo às alunas presenciais: que a confecção de um sampler é uma grande oportunidade de aprendizado! Costurando blocos diferentes regularmente, a gente aprende muitas novas possibilidades e aperfeiçoa inúmeras técnicas.


As 36 lições trazem a receita dos blocos – acompanhada de instruções, dicas, macetes, ilustrações, etc. 
Todos os blocos medirão 8 polegadas. Para costurá-los, você vai precisar de uma régua de patchwork em polegadas. Se nunca usou, não se preocupe: a gente ajuda! No instagram do ateliê tem vídeo explicando o tipo de régua que utilizamos (uma única régua para todos os projetos!) e como trabalhar em polegadas. Um spoiler: é bem mais fácil e enxuto do que trabalhar em centímetros - que são mais difíceis de contar e visualizar na régua. 


Sampler confeccionado pela aluna Lígia Proença; participou da exposição do Festival Nacional de Teresópolis em agosto de 2016


Cada participante poderá confeccionar os blocos no estilo que desejar: em cores variadas, ou seguindo um esquema limitado de cores, ou monocromático. Na postagem anterior eu mencionei o projeto e postei fotos com exemplos de samplers; na internet você encontra milhares de modelos para se inspirar. Ou – quem sabe – você inventará um estilo todo seu?


Sampler confeccionado pela aluna Kumiko Amagai; participou da exposição do Festival Nacional de Teresópolis em agosto de 2016

O grau de dificuldade vai variar ao longo do ano: os blocos foram selecionados para proporcionar um aprendizado lógico, que começa bem simples e vai acfrescentando técnicas à medida em que a aluna ganha confiança. O projeto não incluirá técnicas alternativas como foundation ou appliqué; trabalharemos apenas com patchwork clássico, geométrico. 

Para as participantes que não são alunas do ateliê, um apoio especial: esclarecimento de dúvidas pelo whats app. Não hesite em me contatar se tiver dúvidas!





Em troca, o ateliê vai pedir apenas que, caso siga e goste das lições, ajude a divulgá-las para que mais pessoas descubram essa oportunidade. Poste foto dos seus blocos no facebook ou no instagram e marque o@ateliebaudacoitnha: vamos adorar ver seu progresso!



Sampler na técnica appliqué - projeto coletivo feito por diversas alunas do ateliê em 2011. A colcha foi rifada e  o valor obtido doado para uma instituição local.


‘Bora costurar? Junte-se a nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário