quarta-feira, 8 de março de 2017

Projeto Sampler 2017: BLOCO 4

Bom dia!

Hoje é dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher! E, sendo quarta-feira, é dia também de bloco novo!

Eu tinha prometido que ia incluir triângulos no bloquinho da semana; então nosso bloco hoje será uma variação do tradicional Churn Dash:

Eu disse "variação" porque a versão mais tradicional deste bloco é montada em uma grade de proporção 3 x 3; como os nossos blocos precisam medir 8 polegadas, adaptei o design para uma proporção 4 x 4. Em nossas aulas básicas numeradas (veja marcador na coluna da direita) você encontra lições sobre o sistema de proporção e grade invisível.

E por falar em aulas básicas, lá você encontra também lições sobre a utilização de triângulos no patchwork: triângulos podem ser sinônimo de encrenca, pois ao cortá-los pelo menos uma das extremidades vai coincidir com o viés do tecido, e isso causa uma certa instabilidade na peça: a parte enviesada da trama perde a forma com facilidade, dificultando que se consiga a medida final desejada. 

Mas, como tudo na vida, existe jeito: o segredo é a forma de cortar. Existem dois jeitos diferentes de cortar triângulos, e é importante entender a diferença. A Lição 7 trata especificamente desta questão. Nosso bloco de hoje vai utilizar apenas um desses tipos de triângulo - o HS.

Vamos à lista de corte:

Peça A: Mede 4 polegadas; corte com 4 1/2", apenas uma vez, no tecido coringa. OU... já que ela é uma peça de tamanho maiorzinho, você pode ousar e escolher uma estampa mais elaborada; você pode até mesmo escolher um motivo ilustrativo em um tecido (um buquê de flores, um ursinho, um barquinho, uma fruta) e centralizá-lo no bloco.

Peça B: É formada por dois retângulos medindo 1 x 4; corte com 1 1/2 x 4 1/2" - 4x em coringa, e 4x em tecido escuro. Una um retângulo de cada cor para formar as quatro peças (ou faça um strip-piecing como já mostrado em blocos anteriores!).

Peça C: Aqui no ateliê nós batizamos de bipartido. Essas peças utilizam triângulos HS, e é preciso cortá-los com o tamanho desejado + 7/8 (conforme explicado na lição 7). Elas medem 2 polegadas; corte portanto com 2 e 7/8*.

     *NÃO HÁ NECESSIDADE DE CÁLCULOS OU CONVERSÕES PARA CENTÍMETROS: SUA RÉGUA EM POLEGADAS TEM TODAS AS MARCAÇÕES QUE VOCÊ PRECISA! AS POLEGADAS DIVIDEM-SE EM 8 OITAVOS; PROCURE NA RÉGUA AS MARCAÇÕES DE OITAVOS, E CONTE OS 7 OITAVOS QUE VOCÊ PRECISA.

Não corte os quadrados na diagonal para obter triângulos: na verdade, você vai costurar primeiro e cortar depois. Na Lição 4 você encontra instruções ilustradas para confeccionar essas peças.

Agora que você já tem as sub-unidades prontas, monte o bloco assim:

Dever de casa: faça uma busca no Google ou no Pinterest usando "churn dash quilt". Você vai ver incontáveis possibilidades! Aqui vão algumas favoritas minhas:

Projeto multicolorido e com blocos em tamanhos variados: uns dentro dos outros!

Colcha monocromática: sou fã dos azuis!

Bloco Churn dash com coração no centro! Podia ser também um catavento, uma casinha... (sim, vamos ter blocos "coração" e "casinha" em nosso sampler).

Mistura bacana de blocos positivos (fundo branco, design colorido) e negativos (fundo colorido, design branco)
Agora se jogue na internet e descubra os SEUS favoritos!

Até semana que vem!


Nenhum comentário:

Postar um comentário