quarta-feira, 15 de março de 2017

SAMPLER 2017 - Bloco 5

Bom dia!

Hoje é quarta-feira e dia de bloco novo!

Na semana passada, quando ensinei o churn dash, citei uma de nossas lições básicas láaaaa de trás como referência para a montagem do bipartido. Uma pessoa me escreveu com dúvidas sobre o esquema de montagem daquele bloco que é citado lá - o bloco estrela. Então vou utilizá-lo como nosso 5º bloco e detalhar mais sua montagem.

O bloco estrela é formado por 12 bipartidos, então será um bom treino:


Como nosso bloco precisa medir 8 polegadas; cada sub-unidade será confeccionada com 2 polegadas. Corte os quatro quadradinhos (dos 4 cantos) em coringa, medindo 2 1/2", e reserve.

Agora vamos aos bipartidos; se eles precisam medir 2 polegadas, serão cortados com 2 7/8".

Eis a lista:
  • O bloco tem 8 triângulos em cor escura - corte 4 quadradinhos;
  • Temos ainda 8 triângulos em cor média - corte 4 quadradinhos;
  • E por fim, precisamos de 8 triângulos em coringa; corte 4 quadradinhos.

Monte os bipartidos conforme explicado na Lição 4. Repare que você tem no bloco 12 bipartidos, sendo:
  • 4 bipartidos cor escura + coringa;
  • 4 bipartidos cor média + coringa;
  • 4 bipartidos cor média + cor escura;
Portanto monte seus bipartidos respeitando as cores desta forma:

Repare também que não é preciso riscar TODOS os quadradinhos; em cada par que for costurar, risque apenas um dos quadradinhos - o de cor mais clara, onde for possível enxergar melhor o risco.

E atendendo a pedidos: como marcar os quadradinhos para costurar bipartidos? Vamos lá:
1) Faça um risco exatamente na diagonal do quadradinho;
2) Risque novamente, a 1/4 de polegada de distância, de cada lado do risco central; repare na marcação da régua;
3) Os riscos ficam assim.
IMPORTANTE: use um lápis 2B com a ponta bem afiada; um risco grosso prejudica a acurácia. Repare, na foto 2, como eu inclinei o lápis: isso faz com que o risco fique bem juntinho da régua, o que também faz diferença!


Agora, vamos à confecção do bloco: monte todas as peças na bancada na posição certa para formar o design; tenha em mente que o ideal é transformar as sub-unidades em linhas, então vamos trabalhar assim:

ATENÇÃO AO COSTURAR: Cada par deve estar na posição certinha - tome cuidado para não girá-los sem querer ao posicionar na máquina.

Agora vamos continuar unindo os pares para formar as linhas; deite as peças CD sobre as peças AB, direito com direito, e costure do lado direito:
Agora você tem 4 "linhas" prontas! Antes de uní-las, passe as margens de costura para lados opostos como mostrado abaixo:


Agora costure as "linhas" juntas até finalizar o bloco. Está pronto!

Este bloco presta-se muito bem ao trabalho com scraps - ou "sobrinhas". Você pode ir costurando bipartidos com qualquer retalhinho que der sopa, e no final montar os blocos para uma colcha. Imagine só:
Acima eu usei apenas dois blocos diferentes - duas combinações de cores. Mas o céu é o limite - você pode usar todas as cores do mundo!

Se preferir, também pode usar faixas divisórias de uma só cor para ganhar em tamanho e dar unidade ao projeto pronto:


Não deixe de ler a Lição 9 - ela traz sugestões para você "brincar" com seus blocos e criar peças super diferentes.

Este foi então nosso 5º bloco do sampler. Semana que vem tem mais. Quem aí já confeccionou algum? Envie a foto para a gente postar! Estes aqui são os meus quatro primeiros:


E estes são os dois primeiros da Érika Dany. Ela escolheu um ousado esquema em preto-e-branco; estou curiosa para ver o resultado final - vai ficar super moderno!

UPDATE EM 20/04/2017: Este é o bloco nº 5 feito pela Renata Alves de Jabuticabal, SP, participante de nosso projeto. Obrigada por enviar. Ficou perfeito!



Boa semana para todos! Até quarta que vem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário