segunda-feira, 1 de maio de 2017

Canto-quebrado: técnica nova, incríveis possibilidades!

Bom dia!

Hoje ainda é segunda feira (e feriado!), mas eu já estou aqui pensando na postagem da próxima quarta - o bloco nº12 do nosso Sampler 2017.

Sempre seguindo nosso esquema de ir aos poucos apresentando novas técnicas, esta semana vamos começar a aprender sobre o canto-quebrado*. É uma técnica fantástica que abre um leque enorme de possibilidades. O canto-quebrado é tão importante e versátil que merece esta postagem introdutória.

Quer ver? Vou compartilhar com vocês um pouco do que está no conteúdo programático que disponibilizo para as novas alunas do ateliê:


  • A técnica CANTO QUEBRADO ensina a combinar triângulos com formas pouco comuns – como octógonos, pentágonos e trapezoides. Trata-se de uma técnica muito importante: ela permite criar blocos mais ilustrativos, como o passarinho abaixo:

  • Com um pouco mais de prática e um olhar aguçado, é possível trabalhar com múltiplos cantos quebrados, e em tamanhos variados, para transformar as sub-unidades em peças realmente sofisticadas, possibilitando a execução de designs ainda mais avançados:


Deu para dar uma idéia, né?

Eu já escrevi um pouco sobre essa técnica tempos atrás aqui no blog, na lição básica nº 5; ela é, na verdade, muito simples de executar. Daqui para a frente teremos vários bloquinhos que ajudarão a praticá-la. Fique de olho!

Bom feriado e até quarta!

*O termo "canto-quabrado" é invenção minha, certo? rsrsrsrs É preciso dar nome aos santos! Infelizmente, temos poucas publicações sérias brasileiras sobre o patchwork; os raros livros traduzidos deixam em inglês os nomes das técnicas diversas. O resultado é que ainda não temos uma nomenclatura convencionada em português. Eu venho, portanto, criando minha própria nomenclatura em alguns casos - como "gansinho", "bipartido", tripartido", etc., que já vimos nas lições anteriores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário