quarta-feira, 10 de maio de 2017

Projeto Sampler 2017 - BLOCO 13

Bom dia!

Animadas para mais um bloco? Hoje vamos reforçar um pouco mais a técnica canto-quebrado. Nosso bloco nº 13 é simples, rápido e lindo:
Este bloco é composto por 4 quadrantes; cada quadrante é formado por dois quadradinhos (um coringa + um azul claro) e um retângulo com o canto quebrado (dando origem a um trapezoide + um triângulo).

Nossa lista de corte fica assim:
  • Peça A: é um retângulo medindo 2 x 4; corte com 2 1/2 x 4 1/2", quatro vezes, sendo:
    2x em azul escuro
    2x em azul médio
  • Peça B: é o quadradinho que você vai usar para "quebrar o canto"; tem a mesma largura do retângulo - 2 polegadas; corte com 2 1/2", quatro vezes, sendo:
    2x em azul escuro
    2x em azul médio
  • Peça C: é o quadradinho simples. Mede 2 polegadas, então corte com 2 1/2"; você vai precisar de 8 deles, sendo:
    4x no azul claro
    4x no coringa

Vamos montar? Comece preparando as peças com os cantos quebrados; quebre os cantos dos retângulos em azul escuro com os quadradinhos em azul médio; e quebre os cantos dos retângulos em azul médio com os quadradinhos em azul escuro. Complicou? Siga o desenho:
Na ilustração acima, os quadradinhos não estão alinhados com os retângulos - mas é só para você poder ver que os quadradinhos vão em cima dos retângulos, direito com direito. Para costurar você deve alinhar as duas peças com perfeição. Lembre de seguir o procedimento que aprendemos na lição anterior: 
  •      risque os quadradinhos na diagonal exata;
  •      costure em cima dessa linha;
  •      corte deixando 1/4" de margem, como mostram as linhas vermelhas na ilustração;
  •      passe a ferro virando a pontinha do triângulo para fora.

ATENÇÃO: tome o cuidado de "quebrar os cantos" todos na mesma direção!

Próximo passo: costure os quadradinhos (peças "C"): junte um quadradinho azul claro + um quadradinho coringa; faça 4 vezes; passe as margens de costura para o lado azul.

Em seguida, costure os "quadrantes":
IMPORTANTE: Este bloco vai introduzir algumas novidades em termos de encaixe: até aqui, todos os blocos tinham interseções - encontros de margens de costura - em que as duas costuras alinhavam-se perpendicularmente. A costura acima tem interseções que não se alinham: uma é perpendicular, a outra é... diagonal! Muita calma nessa hora: é só você se lembrar que a ponta do triângulo não vai "bater" com a margem dos dois quadradinhos: ela vai ultrapassar a interseção dos quadradinhos em 1/4 de polegada. Isso é normal. Eu sei - o que escrevi aqui parece não fazer sentido; mas tenha fé e costure: Vai fazer sentido quando for costurar!

E, finalmente, junte os quadrantes como mostrado abaixo:
IMPORTANTE 2: Aqui também temos um outro tipo de encaixe: a interseção de duas diagonais - que é uma situação mais simples do que o caso já explicado acima. Ao costurar essas etapas, você vai reparar que as diagonais dos triângulos se alinham, mas que as duas margens de costura estão passadas para o mesmo lado. Desvire propositalmente uma delas, facilitando o encaixe - como já fazemos nas interseções lineares dos blocos anteriores: margens invertidas, lembra?

Não fique muito preocupada com estas regras para encaixes lineares, diagonais, etc.: apenas faça seus blocos e pratique. A gente só aprende a lidar bem com esses encaixes... exercitando. Como tudo na vida, não é? Nenhuma confeiteira decorou seu primeiro bolo com perfeição. E nenhum bom motorista sentou-se ao volante e saiu dirigindo bem na primeira tentativa. Para aprender, é preciso estar disposto a errar.

Nós, costureiras, temos uma vantagem: podemos desmanchar e repetir. Aqui no ateliê nós temos até um apelido carinhoso para o desmanchador de costura:  é o nosso Tabajara Desmancheitor! E eu fiz questão de ter por perto esse quadrinho inspirador:

Então vamos lá: sem medo de errar é que se aprende!

Até semana que vem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário