quarta-feira, 28 de junho de 2017

Projeto Sampler 2017 - BLOCO 20

Bom dia!

Quem aí ainda lembra do canto quebrado?

Nas últimas semanas fizemos uma revisão de bipartidos, quadripartidos e gansinhos, então é hora de voltar ao canto quebrado. E agora vamos começar a utilizá-lo em proporções fora da grade geométrica, criando blocos ilustrativos - como uma casinha!

Como, assim, fora da grade?

A grade invisível dos blocos não é obrigatória; depois de aprender a enxergá-la e calcular blocos, é possível romper com o padrão e variar as medidas. Repare:

Cada quadradinho de nossa grade de 8" mede uma polegada; mas as linhas da casinha não estão "batendo" certinho com as linhas da grade. Não faz mal: ainda assim, as peças são proporcionais. O que a gente precisa é subdividir imaginariamente cada quadradinhos da grade em 4 subquadradinhos. Repare que cada metade da porta, por exemplo, ocupa três dos quatro subquadradinhos da grade.

Na verdade, o que estamos fazendo aqui é usar uam grade muito mais complexa: em vez de oito quadradinhos, são 32! - se a gente lembrar que cada quadradinho tem 4 subquadradinhos! E cada subquadradinho mede 1/4 de polegada.

Complicado? Nem tanto! Pratique e logo parecerá simples.

Segundo esse raciocínio, nossa lista de corte fica assim:

Porta: mede 4 x 1 1/2. Corte com 4 1/2 x 2, em azul escuro.

Paredes ao lado da porta e das janelas: Medem 4 x 1/2. Corte com 4 1/2 x 1", quatro vezes, em tecido branco.

Janelas: Medem 1 1/2 x 2; corte com 2 x 2 1/2, duas vezes em azul e duas vezes em branco (as peças brancas são a parede abaixo das janelas, que têm o mesmo tamanho). Una os pares (azul + branco), passando as margens de costura em direção ao tecido azul. Reserve.

Parede acima da porta e janelas: mede 6 1/2 x 1/2; corte com 7 x 1, uma vez, no tecido branco.

Telhado: é um retângulo de 2 x 8; corte com 2 1/2 x 8 1/2, uma vez, em tecido cor de telha.

Para dar formato ao telhado, você vai precisar "quebrar os cantos": corte 2 quadradinhos de 2 1/2" em azul clarinho. Quebre os cantos como você já aprendeu nas lições anteriores (especialmente na lição básica nº 5). Reserve.

Laterais da casinha (cèu azul ao fundo): Medem 4 1/2 x 3/4 (reparou que ele não ocupa todo um quadradinho da grade?); corte com 5 x 1 1/4, duas vezes, no mesmo tecido azul clarinho usado para quebrar os cantos do telhado.

"Chão" da entrada da casinha: é um quadradinho de 1 1/2; corte com 2 polegadas, uma vez, em tecido cor de terra;

Grama: retângulos de 3 1/4 x 1 1/2; corte com 3 3/4 x 2, duas vezes, em tecido verde.

Para dar o formato do caminho, você vai precisar quebrar os cantos da "grama": utilize dois quadradinhos cortados com 2 polegadas, no mesmo tecido cor de terra. Quebre os cantos como você já aprendeu. ATENÇÃO À POSIÇÃO: Essas peças são espelhadas! Faça as duas peças e reserve.

Hora da montagem:

IMPORTANTE: Ao costurar peças pequenas como essas, é mais importante ainda trabalhar com margens de costura EXATAS; Em peças menores, qualquer erro nas costuras causa muito mais estrago. Então posicione bem sua agulha para uma margem com precisamente 1/4 de polegada. Ou, melhor ainda, 1 fio de cabelo menor - nunca maior!


Costure as peças da base da casinha, e acrescente o telhado e a base à parte principal que você montou no passo anterior:


Parabéns:Você tem 20 blocos prontos!

Viu como foi rápido, e como você tem aprendido?

E vem aí muito mais: blocos com passarinho, coração, flor e etc. Nossa meta é costurar 36 blocos este ano, então temos ainda muita chance de aprender técnicas novas.

Blocos ilustrativos permitem a criação de painéis muito bonitos e com significado; abaixo, por exemplo, está um design que uma aluna está executando: um sampler com casinhas, árvores, igreja, paiol, montanhas... e vai ter até a bandeira de Minas Gerais e um cantinho onde ela vai bordar informações sobre a família. Mostrarei quando estiver pronto!


Deu para reparar que tem umas construções mais avançadas neste projeto? Mas ele também ficaria ótimo com nossa singela casinha de hoje. Mesmo assim, podem ir sonhando com as casinhas mais elaboradas: para o ano que vem, estou planejando oferecer um outro projeto de sampler, mas com blocos beeeeeemmmm mais avançados.

Continue com a gente. Até semana que vem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário