domingo, 16 de julho de 2017

Projeto Solidário 2017 - Visita ao Abrigo e Entrega das Mantinhas

Olá!

Venho adiando escrever sobre esse projeto... Difícil, viu? Nosso projeto solidário do ano teve muitos momentos de emoções em alta, mas certamente a entrega das peças a cada um dos idosos do Asilo Nsa. Sra. Auxiliadora, aqui em Pouso Alegre, foi o ponto alto!

Estamos todas muito felizes por alcançar a meta e costurar 48 mantinhas para doação aos idosos neste inverno particularmente rigoroso. Na verdade, quando a gente conduz um projeto como este os benefícios são para quem trabalha também: quem acompanhou nossas postagens no blog pôde ver como a gente se reuniu durante semanas a fio; como costuramos, rimos, cozinhamos e comemos juntas. Foram diversos encontros em turnos variados e, na reta final, quando vimos que ia ser apertado cumprir a meta, dois encontros de dia inteiro com direito a sopinhas e caldos.

Os laços entre nós se fortaleceram - a parceria e cumplicidade cresceram; e também foi muito bom ter a certeza de poder contar com o apoio de amigos do ateliê - pessoas que doaram valores direto à Loja Jomar Tecidos, para crédito em nosso nome, e graças a essas doações pudemos forrar todas as mantinhas com um material super quentinho e especial: um tipo de microfibra leve e fofinha, muito usada em cobertores. A própria loja doou material também. O valor que essas pessoas doaram rendeu 48 metros de material, e só retiramos 36 por enquanto. Usaremos o restante em mantinhas extras para futuros novos internos, que chegam ao asilo com frequência. 

Aqui vai a estória toda - em fotos!


Uma das primeiras mantinhas montadas - uma log cabin bem colorida!

Ivanise (aluna) e Consuelo (ex-aluna e artesã da Ponta de Agulha) montando mais uma peça. O projeto também serviu para aproximar alunas de épocas diferentes do ateliê.

Mantinhas no varal na casa da Kumiko - topos prontos, ainda aguardando acolchoamento, mas já lindos de morrer!

Kumiko, Terezinha, Inês e Ivanise mostrando algumas das peças prontas. A Inês não é aluna do ateliê, mas participou de todas as etapas do projeto e foi nossa "ponte" com o asilo: ela é frequentadora assídua e conhece todos os idosos e suas histórias. Sua ajuda foi valiosa! Como se não bastasse, ela está aproveitando sobras de material e costurando sapatinhos para os idosos. 


Mantinha doada pela Patrícia Toledo da Santa Pati Work Atelier. A Patrícia é ex-aluna e, apesar de sua agenda não viabilizar a participação nos mutirões, ela montou duas peças inteiras e as doou prontinhas e embaladas com seu capricho de sempre!


O encerramento dos mutirões: Kumiko, Terezinha, Eliana, Inês, Rosalva, Ivanise, Flávia (filha da Terezinha, que coordenou a etapa final de verificação, etiquetamento e embalagem das peças) e eu. 

Este projeto também serviu para nos mostrar o quanto somos capazes de fazer, se nos unirmos: houve os mutirões; houve gente que trabalhou nos mutirões e em casa também - como a Sandra, a Terezinha, a Kumiko e a Graziana, que doaram vários topos prontos feitos em suas casas (a Kumiko também acolchoou várias mantinhas sozinha e a Grazi ainda teve a pachorra de aplicar à mão corações e estrelas em várias delas!).

Houve quem não pôde vir aos mutirões, mas contribuiu doando tecido já cortado - como a Alessandra e a Gil, ex-alunas. Houve quem doou blocos prontos, como a Bia e a Geane. Houve quem nem conhece a gente pessoalmente, mas segue as aulas virtuais no blog, fez blocos para doar e os enviou pelo correio - como fez a fofa da Renata Alves, que mora em Jaboticabal, SP. Houve ex-aluna que está sem participar no momento por conta de deveres da maternidade, mas fez doação em valores para a gente retirar material, como a Alice. Houve todo tipo de ajuda.

E por fim, aconteceu a entrega. Estava agendada uma festa julina no asilo na tarde do dia 08, então aproveitamos a ocasião:








Por questões de privacidade, evitamos fotos; as imagens acima foram postadas na página da instituição por eles mesmos. Mas eu recomendo: vão visitar e conhecer essas pessoas! Foram muitas histórias, muito aprendizado em uma tarde só, mas as impressões mais forte que tive são:

- Não possuímos nada, no fundo. Somos um punhado de matéria e podemos encerrar a vida desprovidos de posses. Então precisamos ter menos orgulho, vaidade e apego ao que temos, e dividir mais com quem não tem.

- Algumas pessoas nascem para ser anjos na terra: fiquei muito impressionada com a alegria, a força, a atitude dos funcionarios do asilo - desde a Sra. Dita, que nos mostrou até a lavanderia e explicou como tudo funciona, aos rapazes e moças bonitos e sorridentes que conhecem os idosos de verdade e os tratam com carinho e paciência. Não é um trabalho fácil. As pessoas que passam seus dias lá dentro precisam ser muito, muito especiais.

- Como há pessoas nessa cidade fazendo sua parte! A festa julina estava sendo promovida e organizada por funcionários da Auto Pista, que administra a rodovia Fernão Dias: jovens que trabalham duro estavam lá doando sua tarde de sábado para fazer a alegria dos moradores. Da mesma forma aprendi sobre outras empresas, pessoas e escolas que visitam a insituição regularmente, mesmo que seja para oferecer apenas atenção e carinho aos idosos. Apenas? Isso é o que eles mais precisam!

E houve os encontros com os idosos....

... o senhorzinho que tem peixinhos e passarinhos em seu quarto, um triciclo para andar pelos corredores como um menino, e disse pra mim que gostaria de ter todos os bichos se pudesse.

...a senhorinha que, ao despedir-se de nós, queria nos dar a mantinha que acabara de ganhar, porque achava que tínhamos de receber um presente também. 

... uma senhorinha beijou minha mão quando recebeu sua mantinha.

... outra senhorinha pediu que rezássemos por ela.

... um senhorzinho comentou comigo que o som da sanfona tocada na festa trazia lembranças de seu pai e sua infância.

... a Dona Carolina, de olhos azuis, sorriso de atriz de Hollywood, toda de vermelho, contando que também fora costureira e fizera muitos vestidos de baile e de noiva. Ela parecia pronta para vestir um deles com sua elegância!

E muitas, muitas outras histórias.

Tivemos o relato de que as mantinhas estão sendo usadas pelos idosos de manhã, após o banho, quando saem dos quartos e aproveitam o solzinho da manhã. E nessa hora fica tudo colorido. 

Mas é uma gota d'água, né? Vamos nos unir e fazer mais? Vai ter mais projeto solidário este ano, mas fica para outra postagem.

Obrigada, muito obrigada a todos que apoiaram este projeto:

William Clareth da Jomar Tecidos

Mais amigos do que eu poderia citar por nome. 

E, especialmente, minhas alegres e determinadas alunas e ex-alunas. Vocês são m-a-r-a, e já estou com saudades dos nossos encontros.

Bom domingo a todos!

4 comentários:

  1. Trabalho maravilhoso!Todos os envolvidos estão de parabéns! Tive a oportunidade de fazer mantinhas para as idosas cadeirantes do Lar Avivalista também e sei como é essa emoção que sentiram. No caso foi em beeeem menor escala (só 3), mas tenho certeza que foi o início para passos maiores! Beijos e felicidades a todas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Sim, não importa o tamanho do projeto - importa o gesto! Nós também fizemos doações menores em outros projetos, e fomos aperfeiçoando o grupo. O importante é começar! Obrigada pelo comnetário, abraço e um bom domingo!

      Excluir
  2. Que trabalho lindo! Parabéns e que Deus abençoe todos vocês!

    ResponderExcluir