quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Projeto Sampler 2017 - Bloco 32

Bom dia!

Olha a reta final aí, gente...! Um mês para o fim do projeto!

Conforme prometido na semana passada, hoje vamos aprender a costurar o bloco com a flor exótica mostrado como exemplo na lição 30. Ele cai como uma luva para a lição de hoje porque utiliza a sub-unidade tripartido - que não utilizamos há um bom tempo. Já estava mesmo na hora de revisá-la.


Este bloco é bastante atípico: repare que ele não se ajusta à quadriculada; ele medo oito polegadas como todos os nossos bloquinhos, mas eu desenhei a flor com cinco polegadas e o cabinho com três - de forma a obter proporções equilibradas. Isso foi possível porque o cabinho da flor na verdade é uma sub-unidade bastante flexível e pode ser costurada em qualquer tamanho.

Você já deve ter percebido que a flor é formada por 4 peças: um quadradinho, um bipartido e dois tripartidos. Moleza, né? Ela mede 5 polegadas, então cada sub-unidade será confeccionada com 2 1/2".

Vamos à lista: 

Para o bipartido, corte quadradinhos de 3 3/8" (2 1/2 + o acréscimo de 7/8); sim, essa medida é nova - nunca a utilizamos neste projeto. Ela corresponde a quase 3 1/2 - apenas um oitavinho antes. Corte uma vez em tecido médio e uma vez em tecido escuro (recomendo escolher dois tons razoavelmente próximos da mesma cor). Monte os bipartidos como você já aprendeu (você terá na verdade dois bipartidos; guarde um para outro projeto ou faça duas flores, uai!).

Para os tripartidos, corte:
  •      HS: é o triângulo maior; você vai usar dois deles para os dois tripartidos, então corte um quadradinho de 3 3/8, na cor média; corte uma vez na diagonal e reserve; 
  •      QS: corte com 3 3/4" (2 1/2 + o acréscimo de 1 1/4") uma vez em tecido escuro e uma vez em tecido coringa. você vai cortar esses quadrados na diagonal duas vezes (como um "X"); e obterá portanto 4 triangulinhos de cada cor; mas vai utilizar apenas dois de cada, certo? Monte os tripartidos como você já aprendeu.

Importante: A explicação sobre HS x QS e quais os acréscimos necessários para cortar o tripartido você encontra na lição básica nº 7;  e aqui na aulinha do bloco nº 6 de nosso projeto você encontra o passo-a-passo para montar a sub-unidade. Na dúvida, volte atrás um pouquinho e releia. 

O quadradinho complementar da flor mede 2 1/2"; corte com 3 polegadas, uma vez, em tecido coringa. Siga o esquema de montagem. As setas mostram como passar as margens de costura. Atenção à posição das peças:

Focando no cabinho, agora:
  •      Ele mede três polegadas; corte o quadrado principal com 3 1/2", uma vez, no tecido verde.
  •      Para quebrar os cantos, corte dois quadradinhos com 3", em tecido coringa. Costure o cabinho como você aprendeu nas duas últimas lições (do bloco libélula e do bloco folha)
Finalmente, corte os dois retângulos complementares: eles medem 5 x 3, então corte com 5 1/2" x 3 1/2", duas vezes, em tecido coringa. Siga o esquema para finalizar o bloco:

E a última costurinha:


Pronto!

Este centro de mesa é um exemplo de projeto que podemos confeccionar utilizando o bloco folha - da semana passada - e o bloco de hoje. Repare no design mostrado abaixo com e sem as linhas de contorno:



Ao centro, foram utilizados quatro blocos flor; e nas bordas eu incluí oito blocos folha confeccionados com a metade do tamanho das flores. 

Só agora percebi que não utilizei azuis nos designs da aula de hoje - como fiz em todas as lições anteriores. Instintivamente usei o vermelho, hoje. Talvez seja influência do Natal se aproximando: três meses apenas! O que vocês estão planejando costurar para as festas de fim de ano?

Boa semana e até quarta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário